WhatsApp para divulgar seus produtos. Oportunidade ou tiro no pé?

O WhatsApp é uma ferramenta fantástica para comunicação, está presente em milhões de telefones e com a versão para computador, lançada em 2016, tornou-se ainda mais popular.

Para comerciantes e donos de negócios, é grande a tentação de usar o aplicativo para fazer propaganda de seus produtos e serviços. É praticamente sem custo, fácil de usar e normalmente comerciantes têm os telefones dos clientes e amigos cadastrados. Então por que não usar?

Invasivo

É preciso ter um cuidado especial com o WhatsApp. Ele é invasivo, não é o cliente que lhe visita, como no Facebook ou Instagram, mas sua empresa e marca que o abordam. Imagine se de uma hora para outra você começasse a receber dezenas de mensagens comerciais e de promoções sem ter solicitado ou demonstrado interesse. Com certeza você não iria gostar.

Uma marca não é mais o que os seus donos dizem que ela é, mas sim o que os consumidores falam, uns aos outros, o sobre o que ela é.

Se você utilizar o WhatsApp sem critérios, bom senso e sem planejamento, a oportunidade de divulgar sua marca se tornará um tiro no pé. Aos poucos seus contatos irão começar a bloquear seu telefone e comentar com amigos a prática desagradável de envio de propaganda indesejada.

Se os comentários negativos forem para as redes sociais, o prejuízo para sua imagem pode ser muito maior.

Com alguns cuidados e boas práticas, o WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação com seus clientes.

onfira essas dicas:

Não use seu telefone pessoal, utilize um telefone para sua empresa e crie um perfil com sua marca, não use foto/perfil pessoal, a não que você seja um profissional liberal ou consultor.

Defina e deixe claro o horário de atendimento para respostas às mensagens dos clientes. Se você não fizer isso estará sempre de plantão. Você pode usar o status do WhatsApp para informar o horário de retornos e respostas e também promoções, novidades, etc.

Planejamento

Como vou utilizar? Para quem? Com que frequência?

Estas são as primeiras perguntas que você terá que responder para iniciar um planejamento eficiente.

Evite pensar em enviar apenas promoções e produtos, planeje o envio de conteúdo útil, dicas e novidades que tenham a ver com os interesses dos seus clientes.

Pense para quem você está escrevendo, imagine 4 ou 5 clientes seus, pesquise seus hábitos e interesses, como se divertem, o que gostam de fazer. Então crie “personas”, ou seja, personagens fictícios com características de seus clientes ideais. Quando for enviar alguma mensagem, dica ou promoção, imagine-se falando com eles.

A frequência

A frequência é muito importante. Evite enviar mais do que duas mensagens por semana, ideal é uma por semana, ou a cada 10 dias, dependendo do tipo de produto, negócio, promoções e geração de conteúdo. Se for utilizar uma frequência alta de envios, planeje para que pelo menos metade seja de dica útil e conteúdo que ajude as pessoas. Enviar apenas propaganda, toda semana, fará seu cliente desistir de você. Converse com seus clientes quando tiver oportunidade, pergunte sobre a frequência e os assuntos e vá ajustando seu planejamento.

Qual a linguagem que sua empresa vai usar?

Seu negócio e/ou segmento tem um tom de voz, uma personalidade. Defina antes se as suas comunicações terão um tom sério, formal, divertido, bom humor moderado, descontraído…

Evite exageros e pense sempre no perfil dos seus clientes e mantenha a personalidade e o tom definido.

Segmentação

Não compre listas de contatos. Criar sua lista é um trabalho gradual. Qualidade e manutenção dos contatos é sempre melhor que quantidade.

Planeje seu conteúdo: promoções, dicas úteis, notícias rápidas sobre seu segmento ou de interesse do seu público. Não adicione pessoas a um grupo, sem perguntar se ela gostaria de participar.

Uma ótima estratégia é separar os grupos por interesse, por exemplo, se você tem uma loja de moda e vestuário, crie grupos como: #AdoroSaias #LoucosPorSapatos #PontaDeEstoque #PromoçãoExclusiva.

Aproveite pedidos via Whats para contatos de qualidade, não para invasão.

Se o seu negócio tem serviço de tele entrega com pedidos via WhatsApp, não utilize os contatos feitos para enviar mensagens e propaganda sem autorização das pessoas. Em vez disso, utilize a seguinte estratégia:

Algumas horas ou um dia após o pedido, envie uma mensagem perguntando se estava tudo certo com a entrega e com o produto e se o cliente tem alguma sugestão. Aproveite e informe que sua loja/comércio envia promoções e descontos exclusivos via WhatsApp, além de dicas e outras promoções. Informe também a periodicidade dessas mensagens. Então pergunte se o cliente gostaria de receber as mensagens. Apenas se ele concordar, coloque-o em uma lista ou grupo e peça para ele salvar o numero da sua loja nos seus contatos, isso irá garantir envios para listas de transmissão e que ele irá receber as promoções exclusivas.

As Listas de Transmissão são listas de destinatários pré-determinadas para que você possa enviar transmissões repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo.

Para criar uma Lista de Transmissão:

  • Abra o WhatsApp.
  • Vá para a tela de Conversas > Botão de Menu > Nova transmissão.
  • Toque em + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários.
  • Toque em Pronto.
  • Toque em Criar.

Se vai criar um grupo para sua loja, crie regras.

  • Defina as regras para seu grupo, informe-as a cada novo integrante e faça a manutenção. Algumas pessoas não resistem às piadas e correntes que recebem e acabam sendo inconvenientes nos grupos que participam. Mantenha o grupo focado no assunto para o qual foi criado.
  • Não envie aqueles videos engraçados para seus grupos de clientes, eles provavelmente já receberam ou receberão em grupos e de contatos pessoais.
  • Não entre em polêmicas nos grupos, caso ocorra algum assunto delicado, fale no privado com as pessoas envolvidas.
  • Não envie piadas.
  • Não envie links.
  • Quando criar um card (arte) ou enviar uma foto, sempre escreva um texto, uma mensagem curta ou saudação. Enviar apenas uma imagem promocional ou de produto é impessoal e causa menos engajamento. Interaja com seu público, faça perguntas, estimule o diálogo.
  • Sempre que tiver uma negociação ou combinar um serviço, troca, entrega, etc, copie a conversa do Whats App e a envie para o email da pessoa. Este procedimento oficializa e reforça a negociação além de ser uma cópia de segurança.

Mandou mensagem para o grupo ou pessoa errada? Calma, agora ela pode ser apagada.

Para usar o novo recurso, basta selecionar uma mensagem, escolher “apagar” e em seguida “apagar para todos”. As mensagens podem ser apagadas em até sete minutos após o envio. Tanto as lidas como ainda não lidas podem ser deletadas. No lugar da mensagem, aparece o aviso ‘esta mensagem foi apagada’.

Regras de etiqueta e educação no WhatsApp

Alguns cuidados na comunicação por mensagens servem para empresas e para contatos pessoais, sempre é bom lembrar:

  • Se é urgente, ligue.
  • Não mande mensagens comerciais em fins de semana ou em horário não comercial.
  • Nao mande correntes ou “Bom Dias” se não tem uma mensagem útil ou pertinente.

Em um grupo com dezenas de pessoas, dezenas de “Bom dias” começará um mau dia :-).

  • Não escreva textos quebrados, digite toda a mensagem de uma só vez. Em parcelas, só suas promoções 🙂
  • Não escreva TUDO EM MAIÚSCULAS (CAPS LOCK), nos meios digitais e escritos isso equivale a GRITAR.
  • Use emoticons, eles deixam a mensagem mais divertida e leve.
  • Se enviar áudios para seus clientes, pense bem antes de falar, seja educado e breve, indo direto ao assunto. Respeite o tempo e a privacidade dos seus contatos.
  • Se você recebeu um áudio e está em público, coloque o telefone no ouvido para não ativar o alto falante, assim você não atrapalha os outros e evita constrangimentos.

E por fim, utilize a versão para computador, https://web.whatsapp.com/ , é prático e agiliza respostas.

Bons negócios!