7 dicas para lucrar, e não pagar mico, com a Black Friday.

Black Friday é uma expressão em inglês, que em tradução literal significa “Sexta Feira Negra”. A data comercial foi criada nos Estados Unidos, é a sexta feira depois do dia de Ação de Graças (Thanksgiving). Este ano ela ocorrerá no dia 24 de novembro.

A estratégia por trás desta data é e preparar o clima de Natal e antecipar compras, proporcionando grandes descontos para as compras feitas no dia. O incremento de vendas também ajuda na renovação dos estoques para as compras de final de ano.

No Brasil a edição de 2015 superou todas as expectativas de vendas e data já se consolidou como oportunidade de boas compras. Mas cuidado, o jeitinho brasileiro quase prejudicou a data em algumas edições. Confira estas dicas para lucrar e consolidar sua marca junto a seus clientes:

1 – Calcule bem sua margem e produtos, dê descontos reais e atrativos

Algumas lojas brasileiras utilizaram práticas como aumentar preços antes da Black Friday para depois dar descontos irreais. Isso criou a ideia de “tudo pela metade do dobro”, amplamente compartilhada nas redes sociais. Esta prática de maquiagem de preços prejudica sua marca e o comércio brasileiro como um todo.

Se não puder dar 50% ou mais de desconto em todos os seus produtos, estabeleça níveis de acordo com suas margens e estoque. Um bom ERP lhe ajuda a ter uma visão clara e planejar descontos e promoções.

2- Prepare-se! Crie um plano de contingência

Organize seu estoque, separe e sinalize antecipadamente as peças que estão na promoção para evitar atropelos. Tenha algumas pessoas a postos caso precise de reforço na equipe. Faça um check list de todos os itens necessários e verifique várias vezes se tudo está preparado.

3- Antecipe o clima

Crie antecipação e suspense para seu público. Alguns dias antes, divulgue através de cartazes, redes sociais e sua rede de contatos, que sua loja está preparando descontos incríveis apenas para a sexta feira. Informar que os estoques são limitados e a quantidade disponível das peças com os maiores descontos também cria o clima de urgência para aproveitar a oportunidade.

4- Crie uma estratégia de afiliação ou indicação

Aproveite para criar um desconto especial ou brinde para clientes que indiquem amigos ou que compartilhem a sua postagem no Facebook. Estabeleça regras como: A cada 10 compartilhamentos um desconto extra ou brinde, ou ainda: Venha comprar com seus amigos e ganhe um desconto especial.

5- Não perca os novos clientes de vista

As ofertas da Black Friday irão atrair novos clientes para sua loja, não perca a oportunidade para fazer um rápido cadastro, com telefone, email, endereço e anotar quais os produtos de interesse do cliente. Posteriormente você poderá informar quando novos produtos chegarem ou estiverem em oferta. Mas cuidado, enviar mensagens periódicas com ofertas via Whats App sem autorização pode ser um tiro no pé. Ideal é fazer um contato de pós venda, alguns dias depois da compra, perguntando se está tudo certo com o produto, se foi bem atendido, etc.

Aproveite este contato para perguntar se o cliente gostaria de receber mensagens de novidade e ofertas e deixe claro quantas mensagens por mês, no máximo você irá enviar. Você poderá ainda, criar um sistema de descontos exclusivos que serão enviados apenas por mensagem ou WhatApp.

6- Amplie seu horário de atendimento

Muitos clientes aproveitam o horário de almoço ou depois do trabalho para fazer suas compras. Combine com sua equipe e anuncie horário especial para a Black Friday. Se você tem loja online ou vende através de outros canais na internet, este artigo tem umas dicas extras bem úteis

7- Depois das vendas, novas estratégias

O incremento de vendas em sua loja é oportunidade para avaliar o comportamento dos clientes, produtos mais procurados e performance da equipe. São dados preciosos que você terá em mãos para criar novas promoções, ajustar procedimentos e decidir novas compras no seu mix de produtos. Novamente, um sistema de ERP online é imprescindível para coletar os dados e disponibilizá-los para sua avaliação estratégica.

Lembre-se que, apesar dos descontos reduzirem sua margem de lucro, o aumento do fluxo de clientes e a publicidade gerada pela Black Friday é um ativo importante para seu comércio. Um bom relacionamento com clientes gera bons comentários e indicações, principalmente nas redes sociais, que podem espalhar seu sucesso ou seu mico.