Como Salvar sua Empresa Usando a Internet

Em nossa postagem anterior, Como Salvar Sua Empresa Usando 10 Minutos do seu Dia, falamos sobre as práticas recomendadas para fazer backup dos dados de sua empresa, o uso do rodízio de mídias e a manutenção de mídias fora do ambiente da empresa.

Mas é possível ir além e aumentar o nível de segurança dos dados com pouco ou nenhum investimento, aproveitando para isso a internet e diversos serviços disponíveis.

As mídias de armazenamento, como pendrives e discos externos, são soluções práticas e de baixo custo para manter cópias de segurança dos dados mais importantes de uma empresa. Porém, elas possuem vida útil e podem deixar de funcionar a qualquer momento. Alguns cuidados, como armazenamento em locais livres de umidade, com temperaturas amenas e com pouca poeira ajudam a estender o tempo de utilização destas mídias, mas não evitam que, no longo prazo, elas apresentem defeitos. Assim, é bom sempre checar se os dados gravados estão íntegros, ou seja, se foram salvos corretamente e podem ser acessados sem problemas. Para quem usa ferramentas de compactação, é possível fazer testes usando estas ferramentas.

Armazenamento na Nuvem

Uma outra opção, que pode ser usada em conjunto com as mídias físicas tradicionais, é o armazenamento na nuvem. Nesta modalidade, os arquivos são salvos via internet em um ambiente remoto e seguro. A vantagem deste tipo de backup é a disponibilidade destes arquivos em qualquer lugar e a qualquer hora. As principais soluções deste tipo criam um drive virtual no computador, permitindo que arquivos sejam copiados como se o usuário estivesse usando uma mídia externa, ou seja, de forma simples e prática.

Soluções Online

Dentre as várias soluções disponíveis no mercado, podemos destacar o OneDrive, o Google Drive e o Dropbox. Todos funcionam de forma semelhante e oferecem um espaço inicial gratuito para que você experimente o serviço, indo de 2 GB a 15 GB, o que é suficiente para começar uma rotina de backup dos seus arquivos mais importantes. Uma dúvida comum é sobre a segurança dos dados, uma vez que eles são salvos fora da empresa, via internet. Todos os serviços que destacamos são acessíveis através de um usuário e uma senha, sendo que sem esta credencial os arquivos não podem ser acessados por terceiros sem que você permita. Além disso, estes serviços utilizam várias práticas de segurança adicionais para evitar acesso indevido ao mesmo tempo em que empregam um grande esforço para manter seus dados sempre disponíveis.

Boas Práticas

Atualmente, usar uma combinação de mídias físicas e armazenamento da nuvem é uma das opções mais seguras e de menor custo que uma empresa pode adotar para garantir que suas informações não serão perdidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

WhatsApp

×