NFC-e será obrigatória a partir de janeiro de 2019

Sabia que a NFC-e vai ser obrigatória para todos?

Sim, já em 2019 a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) se torna obrigatória para todos os varejistas.

Começando em 2017, a NFC-e segue os passos da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ao se tornar o documento fiscal padrão nas operações de compra e venda.

Até agora, apenas alguns estabelecimentos estavam obrigados a adotar a NFC-e, mas este prazo de migração está acabando e, a partir de janeiro de 2019, todos os varejistas estarão obrigados a adotar a legislação da NFC-e.

Não é a simples troca do ECF, velho conhecido dos varejistas, pela NFC-e. Há uma série de mudanças na hora de efetuar a venda, incluindo cálculo de tributos e inclusão de várias informações adicionais, que não existiam nos cupons fiscais.

Também é preciso rever o processo de venda, pois há regras mais rígidas para cancelamento de documentos fiscais, além e adquirir impressoras adequadas e certificado digital.

A melhor alternativa é migrar o mais cedo possível para o padrão da NFC-e, dando tempo para que seu contador forneça todas as informações tributárias necessárias e para que a equipe da loja possa se acostumar com o novo processo, que envolve comunicação com a Secretaria da Fazenda em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

WhatsApp

×