Previsão de Recebimentos

A nova tela de Previsão de Recebimentos consolida vários relatórios em um único local, além de trazer várias novas opções de uso.

Este artigo irá explicar em detalhes as opções de uso e como você pode se beneficiar dos recursos disponíveis.

A forma mais simples de usar a nova tela de Previsão de Recebimentos é clicando diretamente no botão Relatório para visualizar todos as previsões de recebimento em aberto. Não é necessário informar nenhum parâmetro para esta consulta ampla.

Mas nem sempre queremos uma listagem completa e para isso temos a primeira seção de filtros da tela.

Note que a maioria das opções já vem com a opção mais usada como padrão, sendo necesário configurar apenas aquelas que são importantes para sua análise.

Aqui é possível definir períodos, tipo de documento e muito mais. Vamos olhar cada uma das opções

  • Período de Vencimento: como o nome sugere, filtra as previsões com base no período de recebimento. Os botões V (vencidos), A (a vencer) e T (todos) facilitam a digitação de períodos com base na data atual.
  • Período de Emissão: permite filtrar as previsões com base na data de emissão do documento.
  • Posição em: permite analisar uma posição passada das previsões de recebimento. Em geral este campo usa a data atual da consulta para que a posição atual seja exibida.
  • Atraso entre: aqui é possível especificar o número de dias de atraso que se deseja consultar. Por exemplo, se você deseja visualizar apenas títulos com 30 dias ou mais de atraso, informe 30 no primeiro campo e deixe o segundo com zero.
  • Prazo entre: outra opção de intervalo de dias, mas desta vez permitindo filtrar as previsões de recebimento pelo número de dias concedido no momento da geração de documento.
  • Valor de Parcelas entre: como o nome sugere, permite filtrar previsões de recebimento com base em seu valor.
  • Nota / Pré-lançamento: filtre um documento específico informando o número do mesmo.
  • Notas Fiscais: quando ativo, inclui notas fiscais no relatório.
  • Pré-lançamento: quando ativo, inclui pré-lançamentos no relatório.
  • Estatísticas: quando ativo, filtra a natureza de operação com a opção estatísticas marcada.
  • Doc. descontados: previsões de recebimentos negociados com banco ou entidade similar.
    • Considerar: inclui as previsões descontadas.
    • Não Considerar: exclui as previsões descontadas.
    • Apenas Doc. Descontados: lista apenas previsões descontadas.
  • Não recuperáveis: previsões de recebimentos não recuperáveis são aquelas considerados como perdas (não cobráveis). São 3 opções:
    • Considerar: inclui as previsões não recuperáveis no relatório.
    • Não Considerar: exclui as previsões não recuperáveis do relatório.
    • Apenas Não Recuperáveis: lista apenas previsões do tipo não recuperáveis no relatório.

Já para filtro de clientes, existem diversas opções, desde a seleção simples de um cliente até filtro por segmentos, municípios e outros.

A opção mais simples aqui é definir um cliente. Mas é possível ir muito além:

  • Clientes: permite selecionar mais de um cliente no mesmo relatório.
  • Classificações: permite filtrar por classificação de clientes, conforme definido no Cadastro de Pessoas.
  • Segmentos: permite filtrar por segumento de clientes, conforme definido no Cadastro de Pessoas.
  • Representantes: permite filtrar clientes de um ou mais representantes, conforme definido no Cadastro de Pessoas.
  • Uf e Municípios: permite filtrar pela localização do cliente.

Há ainda outras opções de filtro focadas nos documentos:

  • Contas Bancárias: permite selecionar uma ou mais contas bancárias definidas na previsão de recebimento.
  • Vendedores: permite filtrar previsões de recebimento com base no vendedor informado no documento de origem.
  • Agentes: permite filtrar previsões de recebimento com base no agente vinculado no documento de origem.
  • Condições de Pagamento: permite filtrar previsões de recebimento com base na condição de pagamento informada no documento de origem.

Agora que revisamos as opções de filtro, vamos falar sobre as opções de configuração do relatório, como agrupar informações, ordenar previsões de recebimento e mais.

  • Tipo de Análise: irá definir o modelo de relatório a ser usado.
    • Parcelas em Aberto: exibe as previsões de recebimento, destacando valores recebidos e o saldo a receber.
    • Previsão de Receitas: diferente da opção acima, esta análise foca em valores a receber, podendo incluir multas e juros sobre o saldo devido.
    • Resumo: faz um resumo mesclando as duas opções acima.
      Gerencial: traz um mapa de parcelas vencidas e a vencer por dias, dando uma visão global das previsões recebimentos.
  • %Multa e %Juros Diários: simula valores de multa e juros para cálculo de títulos em atraso, permitindo uma previsão de receitas.
  • Agrupamentos: permite agrupar as previsões de recebimento por até 3 categorias. Você pode agrupar simplesmente por vendedor ou por cliente e vencimento, por exemplo.
  • Ordenação: permite escolher como as informações serão ordenadas no relatório. A opção padrão é pelo vencimento, mas é possível ordenar por valor, cliente, etc.
  • CNPJ + Fantasia, Endereço, Telefones e Observação: inclui estas informações no relatório. Por exemplo, se o relatório se destina a um agente de cobrança, é possível incluir os telefones para facilitar o processo de contato com os devedores.
  • Quebra de Página: uma nova página é iniciada para cada agrupamento principal. Útil, por exemplo, para gerar um relatório agrupapo por vendedor, pois cada vendedor terá suas próprias páginas.

Se, mesmo depois deste artigo, você sentir necessidade de utilizar algum dos relatórios anteriores, eles estão provisoriamente disponíveis no botão Anteriores.

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