Nova Plataforma para Boletos

Quem precisa pagar um boleto bancário após a data de vencimento acaba tendo que se dirigir a uma agência do banco que emitiu o boleto ou solicitar um novo à empresa que o emitiu, gerando perda de tempo e transtorno. Pois saiba que isto está para mudar.

A partir de março deste ano, será implantada uma nova plataforma de cobrança para boletos, integrando todos os bancos. A principal vantagem para quem paga boletos é que o pagamento com atraso poderá ser feito em qualquer canal de atendimento de qualquer banco (agências, caixas eletrônicos e online), e não apenas nas agências do banco que emitiu o boleto. O cálculo de multa e juros, quando houver, será feito através da nova plataforma e cobrado normalmente.

Outras vantagens estarão disponíveis, como definição de valores mínimos e máximos para pagamento, nos casos de boletos com valor em aberto. A plataforma também verificará, em tempo real, se o boleto já foi pago anteriormente e impedirá pagamentos em duplicidade.

Outra mudança que passará a vigorar é a obrigatoriedade do CNPJ ou CPF do beneficiário e do pagador, o que ajudará a prevenir fraudes.

Estas novidades serão implementadas em ondas, começando em 13 de março para boletos com valores acima de R$ 50.000,00 e terminando em 11 de dezembro, quando todos os boletos, independentemente de seu valor, serão processados pela nova plataforma.

Saiba mais na cartilha da Febraban.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

WhatsApp

×