A importância do software de gestão para sobrevivência das micro e pequenas empresas:


Falta de controle na gestão e administração do negócio pode influenciar, negativamente, para o fechamento de uma empresa. O ERP ajuda a reverter este quadro.

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil são criadas, anualmente, mais de 1,2 milhão de novas empresas formais, sendo que 99% desse total são micro e pequenas empresas. Elas são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada do Brasil e, por esse motivo, a sobrevivência desses empreendimentos é condição indispensável para o desenvolvimento do país.
Os últimos estudos divulgados pelo Sebrae mostram que de 100 empreendimentos criados, 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade. Ou seja, as taxas de mortalidade de empresas com até dois anos são: 23,6% no sudeste, 28,3% no sul, 30,9% no nordeste, 31,7% no centro-oeste e 34% no norte.

Os motivos para o encerramento das micro e pequenas empresas são diversos, mas entre eles, a falta de controle na gestão e administração do negócio tem grande peso neste resultado. Por isso, uma das ferramentas essenciais para se manter e crescer no mercado é a utilização de softwares de gestão empresarial, os ERPs (Enterprise Resourcing Planning ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, em português).

Com a implantação de um ERP, a micro empresa passa a ter todas as informações integradas de seus processos. Com isso é possível visualizar, instantaneamente, dados sobre estoque, controle de pedidos, venda, compra, produção, resultados financeiros, itens fiscais, gestão de fluxo de trabalho, dentre outros indicadores.

Entre os principais benefícios dessa visão integrada da gestão do negócio para as micro e pequenas empresas, estão:

- Controle sobre as contas a pagar e a receber: O sistema ajuda a manter as finanças da empresa sobre controle e de forma organizada. As contas são quitadas no prazo, evitando multas e juros, além de permitir maior controle também nas contas a receber, mantendo o fluxo de caixa em dia. Outra vantagem do Software é que ele está integrado com o sistema de nota fiscal eletrônica, agilizando as emissões e envios de notas.

- Estoque fiscalizado: Um dos grandes segredos de um bom negócio para as micro e pequenas empresas é o controle eficiente do seu estoque. Para crescer, é fundamental saber a quantidade disponível de produtos em estoque, a necessidade de reposição e o planejamento da produção para reduzir custos, entre outros processos. Outro ponto positivo do uso do ERP é que a empresa consegue manter os pedidos em dia. Ele ajuda manter todo este controle em tempo real, dando garantia de atender corretamente os clientes no tempo certo, permitindo como consequência, manter a fidelidade dos clientes satisfeitos.

- Mais informações: Além das informações sobre estoques e produtos, o uso do ERP pode oferecer informações sobre os clientes, funcionários e até mesmo das matérias-primas.

- Fim do retrabalho: As empresas que optam por utilizar um sistema de gestão integrada minimizam o trabalho de redigitar as mesmas informações em arquivos diferentes, por exemplo, o que diminui as chances de erros.

- Preço acessível: Com tantos benefícios, é comum as micro e pequenas empresas acharem que esse software de gerenciamento das rotinas são caros. Porém, isso não é verdade. A HGM, por exemplo, disponibiliza soluções com baixo custo de implantação e manutenção.

ADQUIRA JÁ O SISTEMA HGM E ELEVE EM 100% A PRODUTIVIDADE DE SUA EMPRESA!!

Sobre nós

A HGM Sistemas atua no desenvolvimento de softwares para gestão empresarial desde 1997. Atendendo diversos segmentos de mercado, com o foco em micro, pequenas e médias empresas. 

Aumente sua produtividade!

Muitas empresas não utilizam sistemas ERP por se preocupar com o preço. 

O que não levam em consideração é a eficiência de tal implementação para sua empresa.

  

Suporte HGM

Tire suas dúvidas com o Suporte HGM

 (51) 3632 2065

 (51) 99933 6912

 

Siga a HGM

   

 google meu negocio hgm